A recente obra da Netflix, que teve sua primeira exibição no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2019, chegou à plataforma no último mês de junho. A produção internacional traz para contracenarem atores e atrizes consagrados de diversos países da região, como a cubana Ana de Armas, o brasileiro Wagner Moura, o chileno Gael García Bernal e o venezuelano Édgar Ramírez.
Para aqueles que buscam algo para assistir passeando pelo catálogo, o título e o cartaz do filme podem levar a crer que seja apenas mais um filme estadunidense de ação e espionagem. Apesar do estilo visual ir por esse caminho, a narrativa remonta a uma história verídica que muito tem a ver com o Sul Global, pois nos conta sobre o envio de espiões na Flórida, por parte do governo cubano, para combater movimentos anticastristas que se instalavam no local para tentar desestabilizar o país clandestinamente, através de propaganda, atentados e tráfico de drogas.
Hoje, dia 26 de julho, temos a efeméride do assalto ao quartel-general de Moncada, que ocorreu em 1953 e, apesar de frustrado, foi um dos fatos que marcou o início da Revolução Cubana. Na ocasião, um grupo de guerrilheiros, ao qual pertencia Fidel Castro, se opunham à ditadura de Fulgencio Batista e orquestraram uma invasão ao quartel a fim de adquirir armamentos. Seja qual for a sua visão sobre o sistema vigente no país desde então, é inegável a relevância do evento como marco e condutor histórico.
O filme completo está disponível para assinantes da Netflix.
Comments