top of page
  • Foto do escritorLahana Contarini

Tenzin Gyatso

Atualizado: 10 de ago. de 2023


Nascido Lhamo Dhondrub em uma aldeia no leste do Tibete em 1935, o 14º Dalai Lama foi renomeado Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso ao se tornar o mais recente líder espiritual e chefe de Estado do Tibet.


Tenzin Gyatso, hoje em seus 85 anos, foi apontado como o 14º Dalai Lama enquanto ainda era uma criança. Seu reconhecimento seguiu o sistema de reencarnação tibetano, que testa a veracidade do sucessor com, por exemplo, o reconhecimento de um objeto pertencente à encarnação anterior do Dalai Lama em meio a outros idênticos ou semelhantes a ele. Em sua autobiografia, “Minha Terra e Meu Povo”, ele conta que escolheu o objeto correto.


Reconhecido como a nova reencarnação, Tenzin Gyatso começou sua preparação para assumir o cargo de liderança a ele apontado ainda criança. Em 1950, aos seus 15 anos, assumiu oficialmente o posto de líder espiritual do budismo tibetano após a posse do controle do território tibetano pela China.


Em 1959, o monge budista é bem vindo a se exilar na Índia após a Revolta tibetana que fracassa e lá nasce o governo provisório tibetano com seus seguidores. Ao longo dos anos, Dalai Lama viajou ao redor do mundo mostrando a filosofia budista e sua crença na paz e harmonia entre os povos.


É reconhecido internacionalmente por sua luta pacífica em busca dos direitos humanos e paz mundial e, não à toa, em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz e o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Seattle, Washington, por seus esforços.


Comments


bottom of page