Vencedora do fomento cultural da prefeitura de São Paulo em 2018, a história em quadrinhos Província Negra conta a história do grande personagem Luiz Gama, se utilizando de uma mistura entre ficção e realidade. A brasileiríssima obra tem roteiro de Kaled Kanbour e arte de Kris Zullo.
Por algum motivo, os livros de história não costumam trazer o nome de Luiz Gama, um dos maiores advogados de nossa história, além de pensador e grande poeta. Foi precursor do movimento abolicionista, com uma história de vida que poderia inspirar diversas tanto vidas quanto obras de ficção.
Sendo assim, Província Negra tem como objetivo mostrar a história desse herói brasileiro através de uma graphic novel policial que agrada aos interessados em História, política, Direito e no movimento negro no Brasil, mostrando uma São Paulo de 1869 bastante fiel esteticamente ao que a história nos conta.
Título: Província Negra
Autoria: Kaled Kanbour, Kris Zullo
Editora: Independente
Sinopse: Uma HQ ambientada em meados do século 19 tendo como protagonista o Luiz Gama, primeiro advogado negro no Brasil. O personagem e alguns fatos históricos verídicos são o pano de fundo para essa aventura abolicionista, roteirizada por Kaled Kanbour e ilustrada por Kris Zullo, dois artistas que se empenharam em transpor com fidelidade o ambiente de uma época em que São Paulo começava a se tornar a capital que viria a ser no século 20.
Caso tenha interesse nessa obra, pode nos ajudar comprando aqui!
Comentarios