No documentário Pachamama, o cineasta brasileiro Eryk Rocha, acompanhado de uma equipe de pesquisadores, registra uma viagem de 14 mil quilômetros pelo Brasil, Peru e Bolívia ocorrida em 2007.
Ao longo do trajeto da selva amazônica à região da antiga civilização Inca, o diretor de depara com a realidade de povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que, pela primeira vez, buscam uma participação efetiva na construção de seu próprio destino.
Operando ele mesmo a câmera, o cineasta anda pelas ruas e entra em discussões espontâneas com os locais. É daí que surgem as mais diversas questões, desde a defesa da volta de uma nação Aymara original, até a tentativa de emancipação da província boliviana de Santa Cruz.
Em sua forma intencionalmente desarrumada, Pachamama (“mãe-terra” no antigo idioma Aymara) recolhe os sinais de uma América do Sul inquieta, em constante transformação.
O documentário está disponível na íntegra no Youtube e deu origem a uma série televisiva de mesmo nome, em seis capítulos, exibida pelo Canal Brasil.
O documentário pode ser assistido clicando aqui!
Comments