Ambientado em Hergeisa, segunda maior cidade da Somália, o romance de cunho social O Pomar das Almas Perdidas, da escritora Nadifa Mohamed, tem como pano de fundo a ditadura militar e guerra civil que tomaram conta do país nos anos 1980.
Nadifa, somali de nascimento, mas educada e radicada na Inglaterra, escreve com lugar de fala sobre a cruel realidade do seu país e do seu povo, subjugados pela insanidade dos grupos litigantes. Ela foi escolhida pela revista Granta como um dos melhores jovens romancistas britânicos em 2013 e em 2014 apareceu na lista da Africa39 de escritores com menos de 40 anos de idade, com potencial e talento para definir tendências futuras na literatura africana.
Título: O Pomar das Almas Perdidas (Original: The Orchard of Lost Souls)
Autoria: Nadifa Mohamed (Tradução: Otacílio Nunes)
Editora: Tordesilhas Livros
Sinopse: Hargeisa, segunda maior cidade da Somália, 1987. A ditadura militar que está no poder faz demonstrações de força, mas o vento que sopra do deserto traz os rumores de uma revolução, e em breve, pelos olhos de três mulheres, vamos assistir ao mergulho do país em uma sangrenta guerra civil. Aos 9 anos, atraída pela promessa de ganhar seu primeiro par de sapatos, a menina Deqo deixa o campo de refugiados onde nascera. Em circunstâncias dramáticas, conhece Kawsar, uma viúva que logo em seguida é presa e espancada por Filsan, uma jovem soldado que deixara a capital para reprimir a rebelião que crescia no norte. Intimista, singelo e poético, O pomar das almas perdidas nos lembra de que a vida sempre continua, apesar do caos e do sofrimento.
Caso tenha interesse nessa obra, pode nos ajudar comprando aqui!
Comments