top of page
  • Foto do escritorLuiza Azevedo

Machuca

Atualizado: 17 de nov. de 2020


O chileno Machuca é um filmaço pra quem curte cinema latino-americano e quer entender um pouco mais sobre a chegada de Pinochet ao poder. Em tempos que os chilenos estão encarando sua história e decidindo rever sua Constituição que permanece a mesma desde a ditadura, é interessante compreender o contexto do golpe.


Nele acompanhamos a história de três amigos durante ascensão da ditadura militar do Chile. Sendo as três crianças de classes sociais distintas, o autoritarismo e a violência do regime os afetam de formas distintas. Assim como no Brasil e em como na maior parte dos países que viveram golpes de Estado, a polarização da sociedade é um fator chave mostrado de forma muito clara no filme. Foi essa polarização que permitiu a narrativa golpista de necessidade de interferência ao botar a sociedade contra si mesma.


O filme é ao mesmo tempo doce, engraçado, dramático e trágico. Ele escancara os sofrimentos vividos pelos chilenos no momento inicial do golpe. Sendo assim, é um filme que se faz ainda mais importante, uma vez que vivemos uma onda forte de negacionismo da ditadura militar no Brasil. O filme é de 2005 e a direção é de Andrés Wood.

 

Comments


bottom of page