top of page
  • Foto do escritorMariangela Nuernberg

Albert Camus

Atualizado: 17 de nov. de 2020

O filósofo e escritor nasceu na Argélia em 1913, durante a ocupação francesa. Mesmo passando por muitas dificuldades junto de sua família, conseguiu formar-se em Filosofia e concluir seu doutorado.


Mudou-se para a França em 1938 e engajou-se na luta contra a Segunda Guerra Mundial. Conheceu então o filósofo Jean-Paul Sartre e juntos fundaram o jornal de esquerda Combat, em 1941.


Em 1942, publica seus mais notáveis romances: O Estrangeiro e O Mito de Sísifo, que inauguram a corrente filosófica conhecida como Estética do Absurdo, cujo objetivo é mostrar ao público a condição humana frente às guerras, a mortalidade e a pequenez diante do mundo.


Já em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, Camus escreve A Peste, uma alegoria para a ocupação nazista e para "a condição da vida regulada pela morte", que retorna tantas vezes na história da humanidade. O romance foi posteriormente traduzido para o português por Graciliano Ramos.


Durante a Guerra Fria, Camus e Sartre passaram a entrar em conflito. Em 1951, Camus lançou O Homem Revoltado, livro em que se posiciona contra movimentos revolucionários que transformam a história num fim em si mesmo, legitimando a violência em nome da eficácia política atitude filosófica à qual Sartre havia aderido.


Sartre então promoveu uma espécie de linchamento ao pensamento de Camus e assim, por várias décadas, Camus foi taxado de simplista e conservador. Mais tarde, porém, essas críticas feitas à esquerda revelaram-se como uma grande via para repensar a luta pelos direitos.


Albert Camus destacou-se por seu posicionamento sobre os acontecimentos mundiais, suas obras testemunham as angústias, os dilemas e a presença constante da morte diante dos diversos conflitos da época.


Por sua importante contribuição literária, recebeu o Nobel de Literatura em 1957. Três anos depois, Camus falece aos 46 anos em um acidente de carro, na França.

 

Para saber mais:


- Livro A Peste, de Albert Camus, publicado pela Editora Record;


- Livro O Mito de Sísifo, de Albert Camus, publicado pela Editora Record;


- Livro O Estrangeiro, de Albert Camus, publicado pela Editora Record;


- Quadrinho O Estrangeiro, adaptação de Jacques Ferrandez da obra homônima de Albert Camus, publicado pela Editora Companhia das Letras;


- Matéria Albert Camus falou sobre seu livro 'A Peste' à Folha em 1949, no jornal Folha de S. Paulo;


- Matéria Albert Camus, um pensador para o século XXI, de Fernando Luís Schüler para a revista Época.

Commentaires


bottom of page