top of page
  • Foto do escritorCesar Henrique de O. Costa Jr

Acordo de Armistício Coreano

Atualizado: 17 de nov. de 2020


Até hoje, tecnicamente, as duas Coreias ainda estão em guerra, pois nunca existiu um acordo de paz. A Guerra da Coreia foi interrompida pelo armistício de 27 de julho de 1953, há 67 anos, firmando a Zona Desmilitarizada que até hoje separa Norte e Sul no Paralelo 38. Por isso, ambos os Estados possuem grandes exércitos proporcionais às populações, com a Coreia do Norte possuindo o maior do mundo neste quesito.


A Guerra da Coreia é considerada o primeiro conflito dentro do contexto da Guerra Fria. A península coreana foi dominada pelos japoneses em 1910, ficando sobre seu domínio até o final da Segunda Guerra Mundial. Com a ofensiva soviética para expulsar os japoneses, se formou um Estado no norte sob influência socialista.


Já no sul, os Estados Unidos se prontificou em estabelecer posição, ajudando a formar um Estado também sob sua influência. Os dois estados logo iniciaram um conflito para saber quem era o verdadeiro representante coreano. Essa problemática foi se escalonando até que, em 1950, os norte-coreanos invadiram o sul iniciando assim uma guerra aberta.


Com um impasse em terra, a guerra se tornou muito agitada no ar. Entraram em cena os modernos caças à jato pela primeira vez na história. A luta se arrastou por três anos até que chegou o armistício. Desde então, ambos os países continuam com provocações mútuas, com os governos nutrindo muita animosidade um pelo outro. Na Coreia do Norte, o dia 27 de julho é um feriado onde se comemora o Dia da Vitória na Grande Guerra de Libertação da Pátria, ainda que ninguém tenha vencido de fato o conflito.


Em abril de 2018, os líderes das duas Coreias se reuniram na Zona Desmilitarizada e concordaram em trabalhar para assinar um tratado de paz para encerrar oficialmente a guerra. Entretanto, as relações voltaram a tensionar e levaram à destruição recente, por parte dos norte-coreanos, do prédio que reunia as equipes responsáveis por esse processo.

 

Para saber mais:


- Livro A Revolução Coreana: O desconhecido socialismo Zuche, de Paulo Visentini, Analúcia Danilevicz Pereira e Helena Hoppen Melchionna, publicado pela Editora Unesp;


- Livro The Korean War, de Bruce Cumings, publicado originalmente em inglês pela editora Modern Library;



- Vídeo Coreia Nuclear, do professor Filipe Figueiredo para o canal Nerdologia no YouTube;


- Vídeo Guerra da Coreia, do professor Daniel Neves para o canal Brasil Escola no YouTube;


- Vídeo A história da Coreia do Norte e de seu programa nuclear, do repórter João Paulo Charleaux para o canal do Nexo Jornal no YouTube.

Comments


bottom of page