top of page
  • Foto do escritorTomás Paixão

7 filmes para conhecer os libertadores da América

Atualizado: 6 de dez. de 2020

Em parceria com diversos estúdios latinoamericanos, a produtora espanhola Wanda Films lançou há poucos anos a incrível saga Libertadores, que conta a história dos processos de independência na América Latina e de seus principais heróis. Apresentando as múltiplas facetas, defeitos e atos memoráveis daqueles que tiveram papel fundamental para moldar nossas nações, os filmes são imperdíveis para todo entusiasta do Sul Global.


Mesmo que os filmes tenham fidelidade questionável aos fatos históricos, as obras trazem importantes reflexões sobre a realidade latino-americana e os personagens históricos que marcam a construção de nossos países.

 

José Martí: El Ojo del Canario (2010)


Grande mártir durante a independência de Cuba do domínio espanhol, José Martí marcou a história de seu país, tendo criado o Partido Revolucionário Cubano e exercendo papel fundamental durante o conflito iniciado em 1895. Com uma infância e adolescência turbulenta, a vida de Martí será profundamente marcada pelas cicatrizes que lhe foram deixadas nesta época, marcando a construção de sua personalidade singular.


 

Hidalgo: La História Jamas Contada (2010)


Como punição por suas ideias progressivas, o padre Miguel Hidalgo é forçado a abandonar a sua família e mandado para a autoridade eclesiástica de uma pequena cidade (San Felipe Torres). Lá, ele ajudará o povoado local e produz a peça Tartuffe. Aos poucos, porém, se torna inimigo da tradicional facção puritana da cidade pela sua atitude liberal e tendências subversivas.


 

Revolución: El Cruce de los Andes (2010)


O filme está ambientado na Buenos Aires de 1880. Em uma pensão, um jornalista entrevista um dos últimos homens vivos que cruzaram os Andes junto com San Martin, Manuel Esteban de Corvalán. Na época com 15 anos de idade e antigo secretário do general, suas lembranças sobre o herói argentino constroem a trama do filme. Revolución: El Cruce de Los Andes é protagonizado por Rodrigo de la Serna, conhecido dos brasileiros pelo papel de Alberto Granado, companheiro de Che Guevara, no filme Diários de Motocicleta.


 

Artigas: La Redota (2011)


No ano de 1884, um ditador uruguaio obriga o famoso pintor Juan Manuel Blanes a fazer um retrato do libertador José Artigas, o homem que liderou um exército popular no interior do país. O artista utiliza um esboço de 1811, criado pelo espião espanhol Guzmán Larra, para começar sua obra. Setenta anos antes, Larra havia sido contratado para acabar com a vida de Artigas e acabou testemunhando os anseios de seus oito mil companheiros. Os destinos desses três homens se cruzam, mudando a vida de cada um deles e de todo o povo uruguaio.


 

Bolívar: El Hombre de las Dificultades (2013)


Em 1815, Simón Bolívar, então já reverenciado como O Libertador da América do domínio espanhol, vê seus inimigos recuperarem terreno. A luta pela independência está por um fio. Isolado na Jamaica, Bolívar tenta realizar contatos que garantam seu retorno à batalha pela liberdade na Venezuela. A Inglaterra lhe nega apoio, que será encontrado no rebelde Haiti. Mas um complô para assassinar Bolívar está em marcha.


O filme retrata um dos momentos mais importantes da vida de Bolívar e levanta questões sobre as contradições internas dos processos de independência na América Latina, como a questão da abolição ou manutenção da escravidão e o papel importante desempenhado pelo Haiti. A história também mostra o sonho de unidade latino-americano de Bolívar, misturando aventura, drama e humor de um momento histórico importante do continente.


 

O'Higgins: El Niño Rojo (2014)


A obra conta a infância e juventude de Bernardo O'Higgins, um menino marcado pelo destino, filho de uma mulher criolla e de um governante que não o reconheceu sob o álibi do alto cargo que exercia. Uma época conturbada, uma saga familiar e um relato de iniciação forçada à vida adulta se misturam nesta aventura da criança que seria lembrado para sempre como o Pai da Pátria chilena e um herói a nível mundial.

 

Joaquim (2017)


O filme conta os acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como Inconfidência Mineira. A produção está disponível na íntegra para compra ou aluguel no YouTube.



bottom of page