top of page
  • Foto do escritorCesar Henrique de O. Costa Jr

5 filmes para pensar a China pré-Revolução Comunista

Atualizado: 23 de nov. de 2020

No dia 23 de julho de 1921, era fundado o Partido Comunista Chinês, em meio a um dos momentos mais conturbados da história chinesa. Fizemos então essa lista com 5 filmes para você conhecer um pouco a trajetória da China desde o final do Império até a Revolução Comunista de 1949. Tem filmes clássicos, tem os principais diretores contemporâneos chineses e até mesmo obras com os mundialmente conhecidos Jackie Chan e Jet Li.

 

1911 - A Revolução (2011)


Dirigido e estrelado por Jackie Chan, o filme retrata a Revolução Xinhai, a revolução republicana que derrubou o Império Qing. Centrando-se na figura do líder do movimento, Sun Yat-sen e as relações que mantinha tanto com aliados quanto com rivais, o filme mostra que a China imperial já estava em crise e que a revolução não conseguiu estabelecer um governo forte suficiente para lidar com a situação. Pelo contrário, a fragilidade do governo central ajudou na fragmentação do território e no início de um longo período de disputas pelo poder. A obra está disponível para assinantes do Prime Video.


 

O Sorgo Vermelho (1987)


Baseado em livro, de mesmo nome, do escritor chinês Mo Yan — vencedor do nobel de literatura — foi o primeiro longa dirigido por um dos mais importantes diretores da China contemporânea, Zhang Yimou. O filme se passa na China dos anos 20 e mostra o cotidiano do nordeste do país, tendo as atrocidades da invasão japonesa como pano de fundo.


 

Adeus, Minha Concubina (1993)


Clássico do cinema chinês, vencedor do Festival de Cannes e indicado ao Oscar, foi dirigido por outro dos grandes cineastas do cinema chinês, Chen Kaige. O filme mostra a amizade entre dois atores da tradicional Ópera de Pequim, durante o período crítico de guerras e revoluções na China. É baseado no romance da escritora chinesa, Lilian Lee, e mostra os dilemas éticos dos protagonistas, entre as tradições, o duro treinamento e a própria sobrevivência, dentro do momento conturbado em que vivem.


 

Terra Amarela (1984)


O filme junta os dois grandes diretores chineses já citados: a direção é de Chen Kaige e a fotografia de Zhang Yimou. A obra se passa no momento em que o Partido Comunista Chinês e o Kuomintang — partido dos nacionalistas — param de brigar entre si e passam a cooperar contra os invasores japoneses. Um soldado do departamento de propaganda do exército vermelho é enviado para área rural do país para coletar canções populares do folclore chinês, a fim de serem usadas pelos comunistas. Mas a experiência acaba mostrando para o soldado uma nova realidade que ele não conhecia.


 

A Fundação de Uma República (2009)


O filme aborda o período final da Guerra Civil, com a expulsão dos japoneses em 1945 e a ascensão do Partido Comunista ao poder, em 1949. Traz uma visão romantizada de alguns fatos históricos do período, com uma narrativa bastante simpática aos vencedores. No entanto, é interessante notar que independente de qual lado ganhasse, a China já estava muito cansada e muito devastada, devido ao longo período de instabilidade.



Comments


bottom of page