Durante meados da década de 60 até os anos 80, a América Latina se apresentou como terreno fértil para a ruptura dos regimes democráticos. De Geisel à Pinochet, direitos humanos eram gravemente violados e a Constituição era rasgada para combater os supostos riscos dos avanços de "ideias comunistas perigosas" por nossa região. No momento atual, há uma forte tentativa por parte do governo brasileiro de reconstruir a memória sobre a Ditadura Militar, valorizando torturadores e questionando a validade de histórias bem documentadas que apontam os horrores cometidos por militares. Que tal assistir alguns filmes que nos ajudam a entender a realidade das ditaduras na América Latina?
1 - Diários de Motocicleta, Brasil, Walter Sales, 2004.
Baseado em fatos reais, o filme conta a história da viagem de moto pela América do Sul de Che Guevara e seu amigo Alberto Granada. Conhecendo as desigualdades sociais que percorrem todo o continente e as riquezas que lhe formam, as ideias e percepções de Che mudariam para sempre.
2 – A Ditadura Perfeita, México, Luis Estrada, 2014.
O filme de comédia/sátira política é um fiel retrato tragicômico da aproximação entre conglomerados de TV e políticos mexicanos. Retratando o estado atual de corrupção e violência presente nas instituições mexicanas (sob um véu democrático), o filme traz reflexões interessantes para a continuidade de características ditatoriais nos governos latinoamericanos.
3 – Infancia Clandestina, Argentina, Benjamin Avila, 2011.
O filme, fruto de uma coprodução de Brasil e Argentina, retrata os horrores da ditadura militar argentina sob os olhos de uma criança. Na década de 70, o menino Juan e sua família vivem clandestinamente por discordar do governo. Quando ele se apaixona por Maria, coloca em risco o disfarce que os protege dos soldados, tudo para viver seu primeiro amor.
4 – La Ciudad de los Fotógrafos, Chile, Sebastián Moreno, 2006.
O documentário conta as histórias de diversos fotógrafos que atuaram durante os anos do governo Pinochet no Chile. Se arriscando fortemente durante a repressão da ditadura militar, seus trabalhos e coragem seriam fundamentais para trazer justiça às vítimas dos horrores e violência do Estado chileno.
5 – Voces Inocentes, El Salvador, Luis Mandoki, 2005.
O filme se passa durante a Guerra Civil de El Salvador, e se baseia na infância do roteirista Óscar Torres. Contando a história do menino Chava, o drama histórico aborda o uso de crianças nas guerras e as injustiças das milhares de vidas inocentes e esquecidas que são obrigadas a lutar.