top of page
  • Foto do escritorMariangela Nuernberg

3 podcasts sobre a África lusófona

Atualizado: 11 de ago. de 2023

Que existem países na África que falam português a gente já sabe, né? Agora, ainda que geralmente saibamos citar seus nomes, acabamos tendo pouquíssimo contato no dia a dia com nossos irmãos de idioma.


Pensando nisso e surfando na onda de um dos gêneros que mais ganhou popularidade em 2020, separamos três podcasts gratuitos e em português pra você que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

 

Por dentro da África


Segundo o próprio site, o “Por dentro da África é dedicado ao continente africano com notícias, pesquisas, teses e coberturas exclusivas”. Idealizado em 2013 pela jornalista Natalia da Luz, o projeto tem como objetivo levar os Estudos Africanos para além do meio acadêmico. Para isso, conta com colaboradores brasileiros, angolanos, moçambicanos e de mais vários outros países. O podcast é só mais um formato de trabalho do projeto e pode ser acessado através de seu site e encontrado no Spotify.

 

A Nossa Terra


Quer saber um pouco mais sobre a cultura, a história e o cotidiano desses países? Para isso a correspondente africana da emissora portuguesa RTP — Rádio e Televisão de Portugal — oferece o podcast A Nossa Terra. Toda a segunda-feira é lançado um programa semanal intitulado “A nossa terra, as nossas gentes, as nossas tradições de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau". Além disso, diariamente são oferecidos breves episódios de conteúdo variado sobre esses locais. Para escutar, basta entrar no site da RTP ou acessar diretamente o podcast pela plataforma Castbox.

 

África Em Destaque


Para você que sente falta de ter mais notícias sobre a região, a correspondente africana da emissora alemã Deutsche Welle fornece o podcast África em Destaque. Os episódios são lançados duas vezes ao dia e trazem notícias, reportagens e entrevistas com foco nos países de língua oficial portuguesa, mas por vezes abordam também outras regiões do continente africano. O conteúdo está disponível na plataforma Castbox.


コメント


bottom of page