Hoje trouxemos três documentários sobre Cuba com temáticas distintas para refletir sobre algumas facetas da ilha. Dois deles estão disponíveis em plataformas de streaming gratuitas.
Cub@ (2018)
O documentário brasileiro foi filmado entre os anos de 2015 e 2017. Seu objetivo é compreender os desdobramentos da chegada da internet na ilha. São debatidos os impactos sociais, políticos e suas implicações para a segurança nacional. A obra está disponível gratuitamente na plataforma Libreflix.
Caminhos (2010)
O documentário cubano se propõe a pensar a espiritualidade do povoado de Quiebra Hacha. Seu foco é na relação das crianças com a religiosidade e os caminhos que surgem daí. A produção faz parte de uma série de curta-metragens centrados no ritual religioso e cultural Kinfuiti. A obra está disponível gratuitamente no CurtaDoc.
Cuba e o Cameraman (2017)
O documentário estadunidense é uma produção que conta com quarenta anos de filmagens entre 1970 e 2010. Realizado pelo documentarista Jon Alpert, que se tornou amigo de Fidel Castro, o filme foi inspirado pelos ganhos sociais trazidos pela revolução. Ainda assim, Alpert não deixa de mostrar as mazelas vividas pelo povo cubano causadas pelo desmoronamento do bloco socialista. A obra está disponível para assinantes da Netflix.
Comments