top of page
  • Foto do escritorRaoni Gonçalves

11 de setembro, a marca histórica de um pesadelo para o Chile

Atualizado: 10 de ago. de 2023

Não diferente dos demais países latino-americanos, o Chile passou por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos ao se aliar a governos socialistas, como Cuba e a URSS. O golpe ocorreu em 11 de setembro de 1973, destituindo o governo de Salvador Allende para entrar o General Augusto Pinochet como presidente da Junta do Governo.


Salvador Allende foi um médico pediatra que se aliou a movimentos estudantis em sua trajetória universitária, o que resultou na fundação do Partido Socialista do Chile, em 1933. Foi o primeiro presidente marxista a ser eleito democraticamente em um país ocidental. Com isso, desde sua posse, os EUA, apoiando as estratégias da Operação Condor, planejavam intervir em seu mandato, pois temiam que o caso ocorresse em outros países da América Latina.


O governo de Salvador Allende estabeleceu medidas para o combate à mortalidade infantil, algo que ele presenciou em sua experiência enquanto médico, ampliou sua política externa para diversos países, inclusive países socialistas, e impulsionou, com grande resistência, a reforma agrária e a estatização de setores estratégicos, como bancos e grandes empresas.


Deste modo, os EUA começam suas ações de boicote ao país no campo externo. O governo do republicano Richard Nixon bloqueou as exportações de peças de reposição e maquinarias para o Chile. Além disso, patrocinou o jornal “El Mercúrio” para criticar as reformas políticas de Allende enquanto lançavam suas reservas de cobre, principal produto de exportação do Chile, no mercado mundial.


Tais ações contribuíram para uma forte crise no Estado chileno. A exportação chilena sofreu com a baixa do preço do cobre e as reformas políticas e sociais, que em 1971 apresentaram um crescimento econômico de 8,5% ao país, foram inviabilizadas, devido à escassez de alimentos, ao desaparecimento do capital nacional e estrangeiro e à queda da produção agrária.



A queda na economia trouxe divergências internas enquanto a opinião pública sobre o governo Allende. Desde então, a saída do presidente deixou de ser apenas uma vontade das classes mais privilegiadas por conta da escassez que os mais pobres se encontraram com toda a movimentação política.


Vale ressaltar que na época de sua eleição e seu governo, as Forças Armadas do Chile não tinham envolvimento com a política, visavam a democracia e o respeito à Constituição. Contudo, em 1970, o Comandante-Chefe, General René Schneider, foi morto, sendo substituído pelo General Carlos Prats.


Prats, aliado de Allende, também possuía valores igualmente democráticos, não acreditava que o exército deveria se opor à decisão popular. O General renunciou a seu cargo em junho de 1973 para a entrada do General Augusto Pinochet, visto que a intenção de golpe militar já estava declarada e a crise instaurada deu força a sua realização.


Com isso, em 11 de setembro de 1973, a História do Chile foi marcada por um desastre violento à democracia do Chile. Estabelecido por Pinochet, e com forte apoio dos EUA, da burguesia e da direita chilena, militares saíram às ruas para tomar o poder. Os militares atacaram o prédio da emissora sindical “Rádio Corporación” e cercaram todo o cinturão industrial da cidade de Santiago. Além disso, bombardearam a sede presidencial, o “Palacio de La Moneda”, e invadiram o edifício para retirar o presidente, que morreu no local.



Em 2011, uma perícia técnica confirmou que Salvador Allende cometeu suicídio. O presidente acreditava na força da preservação da democracia e não imaginava que algo do tipo aconteceria no Chile, poucas semanas antes do golpe ele descrevia o Chile com orgulho, junto a seu governo, justamente por seu viés democrático em suas instituições, incluindo as Forças Armadas. Preferiu o suicídio por saber que seu fim poderia estar próximo de qualquer forma com a instauração de uma ditadura.


O golpe ficou marcado na comunidade internacional. Não se esperava algo assim de um país como o Chile, que sempre havia sido visto como um país de democracia estável, além de ter sido um episódio muito trágico e sangrento, para alguns considerado um ato terrorista, ainda que não lembrado como tal.


 

Para saber mais:


Salvador Allende, Toda Matéria.

Comments


bottom of page